
João Fonseca, cabeça de chave 7, foi eliminado na estreia do ATP 250 de Bruxelas pelo holandês Botic van de Zandschulp, 86º do mundo, com parciais de 7/5 e 7/6 (2). O brasileiro chegou a abrir 4/2 no primeiro set e 5/3 no segundo, mas não conseguiu confirmar a vitória.
O holandês iniciou a partida confirmando o serviço, e Fonseca fez o mesmo em seguida. No quinto game, o brasileiro conquistou a primeira quebra da partida, abrindo 4/2. Quando sacava em 4/3, Fonseca perdeu o serviço, e Zandschulp venceu três games consecutivos, passando à frente por 5/4. O set foi decidido após João salvar cinco set points no 5/6, mas ser quebrado novamente, encerrando a parcial em 7/5 após 1h01m.
No aproveitamento do primeiro saque, Fonseca registrou 59%, contra 62% do holandês. Na segunda parcial, ambos confirmaram os serviços nos três primeiros games, e o brasileiro conquistou uma quebra com dupla-falta do rival, abrindo 4/3. Fonseca chegou a liderar 5/3, mas cedeu a quebra seguinte e o set foi para o tiebreak, no qual Zandschulp abriu 5/0 e confirmou a vitória.
O carioca, de 19 anos, é treinado por Guilherme Teixeira e disputava sua primeira partida como cabeça de chave em um torneio ATP. Fonseca vinha de atuações recentes com aproveitamento maior no primeiro saque, mas desta vez não conseguiu manter a eficiência.
Após a eliminação em Bruxelas, João Fonseca se prepara para o ATP 500 da Basileia, que começa na segunda-feira (20). Será a primeira participação do brasileiro no torneio suíço.
Leia mais