A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), divulgou as datas dos campeonatos entre clubes nacionais na temporada 2019/2020. O principal deles, a Superliga, terá início em novembro, um mês depois do habitual, por causa das mudanças no calendário determinadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

A partir de 2019/2020, a pedido dos atletas, os calendários devem prever um tempo de férias entre a temporada de clubes e a de seleções. As finais da Superliga, portanto, devem acontecer no início de abril, para que todos os atletas descansem e os convocados pelos técnicos Zé Roberto e Renan Dal Zotto se apresentem em maio para os treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Confira as datas:

Supercopa Feminina (Itambé-Minas x Dentil-Praia Clube): 7 de novembro

Supercopa Masculina (EMS-Taubaté-Funvic x Sada Cruzeiro): 6 de novembro

Superliga Masculina: 9 de novembro

Superliga Feminina: 12 de novembro

Copa Brasil Feminina (fase final): 31 de janeiro a 1º de fevereiro

Copa Brasil Masculina (fase final): 24 e 25 de janeiro 

As sedes das duas Supercopas e da fase final da Copa Brasil ainda não foram definidas. Já a tabela da Superliga Feminina deve ser divulgada na semana que vem pela CBV que está alinhando jogos e horários das partidas com exibição pela TV com as emissoras detentoras dos direitos.

O Campeonato Mineiro ainda não teve a tabela detalhada, mas as competições devem acontecer entre setembro e outubro. As principais equipes do Estado, Itambé-Minas, Dentil-Praia Clube, Fiat-Minas, Sada Cruzeiro, JF Vôlei e Lavras já estão treinando na pré-temporada. A novidade é o time masculino do América, que terá sede no Norte de Minas, em parceria com o já tradicional Montes Claros.

Leia Mais:
Papo em Dia: 'Já tinha dupla e treinava desde fevereiro para jogar na praia’, revela Sheilla
Com problema semelhante ao do ex-volante Adílson, levantadora é obrigada a deixar as quadras
Após sete anos, Superliga terá o mesmo regulamento no masculino e no feminino, confira datas