
As torcidas de Cruzeiro e Atlético representam, cada uma, 2,3% das preferências nacionais, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipsos-Ipec e divulgada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira. Os dois clubes mineiros ocupam a sétima e oitava posições no ranking, atrás de equipes como Flamengo, Corinthians e Palmeiras.
O levantamento, considerado a maior pesquisa sobre torcidas do país, entrevistou 2 mil pessoas com mais de 16 anos, em 132 municípios, entre os dias 5 e 9 de junho. A margem de erro geral é de 2,2 pontos percentuais, com índices específicos para cada clube. A pesquisa permitia que os entrevistados citassem até dois times brasileiros como preferência.
O Flamengo lidera a lista com 21,2% das menções, seguido por Corinthians (11,9%), Palmeiras (6,5%) e São Paulo (6,4%). O Vasco ocupa a quinta colocação, com 3,4%, à frente de Grêmio (3%). Logo depois aparecem Cruzeiro e Atlético, tecnicamente empatados, acompanhados de Bahia (2,2%) e Santos (2%).
Entre os grandes clubes, apenas Flamengo manteve números estáveis em relação ao levantamento anterior, enquanto Corinthians e São Paulo registraram quedas significativas. Segundo o estudo, essa variação pode estar relacionada ao aumento da parcela de brasileiros que não torcem para nenhum time, além da concorrência do futebol internacional, especialmente entre torcedores mais jovens.
De acordo com O Globo, esta é a maior pesquisa sobre torcidas já realizada no país e será aprofundada com novos recortes nas próximas semanas, abordando temas como engajamento, perfil e hábitos do torcedor brasileiro.
- Flamengo (21.2%)
- Corinthians (11.9%)
- Palmeiras (6.5%)
- São Paulo (6.4%)
- Vasco (3.4%)
- Grêmio (3%)
- Cruzeiro (2.3%)
- Atlético (2.3%)
- Bahia (2.2%)
- Santos (2%)
- Internacional (1.7%)
- Botafogo (1.5%)
- Sport (1.3%)
- Fluminense (0.9%)
- Vitória (0.8%)
- Fortaleza (0.7%)
- Ceará (0.7%)
- Santa Cruz (0.6%)
- Athletico (0.5%)
- Remo (0.5%)
Leia mais