COPA DO MUNDO

Marrocos é terceira seleção africana a se classificar às quartas de final em 20 anos

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
06/12/2022 às 15:44.
Atualizado em 06/12/2022 às 16:05
 (Divulgação/Fifa)

(Divulgação/Fifa)

A classificação do Marrocos sobre a Espanha, nos pênaltis, para as quartas de final da Copa do Mundo representou um acontecimento marcante para as seleções africanas. Em 20 anos, esta é a terceira vez que um país deste continente sai vitorioso das oitavas de final. 

Desde 2002, este feito foi alcançado duas vezes, com Senegal e Gana. Naquele ano, a equipe senegalesa integrou, na primeira fase, o Grupo A, ao lado de Dinamarca, França e Uruguai. Com cinco pontos, resultado de uma vitória e dois empates, o Senegal se classificou em segundo lugar e foi às oitavas.

Nesta etapa, a seleção eliminou a Suécia, vencendo por 2 a 1 e chegou às quartas de final. O duelo foi diante da Turquia, quando o time europeu conseguiu se sobressair e triunfar por 1 a 0, na prorrogação. 

Depois, em 2010, Gana voltou a colocar a África nas quartas de final da Copa do Mundo. Nesse Mundial, a equipe terminou a fase de grupos em segundo lugar, com quatro pontos, uma vitória, uma derrota e um empate. Ao lado de Alemanha, Austrália e Sérvia, ela integrava o Grupo D.

Nas oitavas, venceu os Estados Unidos por 2 a 1 e garantiu vaga nas quartas, quando enfrentou o Uruguai. A equipe sul-americana foi responsável por parar os senegaleses. O duelo ficou empatado por 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis e o time sul-americano levaram a melhor por 4 a 2. 

Agora, pela terceira vez em 20 anos, os marroquinos voltam a avançar e vão em busca de marcas históricas. Caso siga vencendo, Marrocos pode ser a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal. 

Antes, porém, a seleção enfrentará o vencedor do duelo entre Portugal e Suíça, ainda nesta terça-feira (6), às 16h. 

Leia mais

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por