Mineirão foi dividido entre atleticanos e cruzeirenses para a reinaguração (Bruno Cantini/Atlético)
A primeira reunião da comissão criada pelo Governo de Minas para auxiliar no imbróglio entre Mineirão, Atlético e, principalmente, o Cruzeiro foi realizada nesta quinta-feira (20). Ainda não há nada definitivo em contrato, mas houve avanço nas negociações e a Raposa deve voltar ao Gigante da Pampulha.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Minas Gerais, Pedro Bruno, a expectativa é de que o estádio receba pelo menos 42 jogos ainda este ano, sendo Atlético e Cruzeiro os mandantes.
“Conseguimos avançar na pauta principal, que era deliberar sobre eventos de futebol no estádio. Saímos bastante otimistas, porque dentro do que foi proposto por Atlético e Cruzeiro, atendemos 80% das datas”, disse Pedro em coletiva após a reunião.
Dos 42 jogos a serem realizados, 35 têm datas livres no Mineirão, e a Minas Arena, gestora do estádio, prometeu trabalhar para negociar as outras sete datas pedidas. O Atlético, que deve inaugurar a Arena MRV em agosto e passar a jogar lá, mesmo assim exigiu ter as mesmas condições do Cruzeiro. O América também fez parte da reunião mas, por ter o Independência, não pediu nenhuma data.
Cruzeiro x Mineirão
A briga entre Cruzeiro e Mineirão ficou mais forte no início do ano, quando Ronaldo, gestor da SAF cruzeirense, afirmou que o clube não jogaria mais no estádio por inúmeras questões de contrato que ele não concordava com a Minas Arena, gestora do local.
Agora, o Governo de Minas costura um acordo entre as partes para que o Cruzeiro volte ao estádio. A Raposa vai pagar 15% de taxa quando atuar no Mineirão, podendo comercializar 54 mil ingressos. A partir de 2024, o time celeste passará a ter um ganho maior atuando no local.
A estreia do Cruzeiro em casa no Brasileirão e na Copa do Brasil serão no Independência, onde o clube fez um acordo, que não é afetado em caso de acordo com o Mineirão, para atuar. Os jogos acontecem nesta semana, enfrentando o Grêmio no sábado (22), pela liga, e o Náutico na terça (25), pela copa.
O Cruzeiro até tentou levar o jogo contra o Náutico para o Mineirão, mas entendeu que as condições do gramado não eram adequadas e preferiu jogar no Independência.
Leia mais