
Nesta quarta-feira (14), o Fortaleza pegou vários torcedores de surpresa nas redes sociais ao retirar o vermelho do escudo do clube. Horas depois, a explicação veio. Nesta quarta, é celebrado o dia mundial do doador de sangue.
“Hoje é o dia em que pessoas de todo o mundo se mobilizam para promover um simples gesto de amor que pode salvar muitas vidas: a doação de sangue. No Dia Mundial do Doador de Sangue e em qualquer outro dia, seja um doador e jogue junto com a vida”, postou o clube.
O lema desta edição da campanha é "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência". No Brasil, apenas entre 1,6% e 1,9% da população é doadora de sangue. Em países da Europa, esse índice chega a 5%. De acordo com o Ministério da Saúde, 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos, no mínimo, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.A autorização pode ser acessada no site do Hemominas.
Na faixa etária de 60 a 69 anos, as pessoas podem doar, desde que tenham feito alguma doação anterior. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Vacinados podem doar, respeitado o intervalo, que pode ser de 48 horas para vacinas contra a gripe e para a vacina Coronavac contra covid. Para as demais vacinas contra a covid-19, o intervalo é de uma semana. Informações podem ser obtidas pelo número gratuito 0800 282 0708.
Leia mais