A Copa do Mundo de 2026 terá início no estádio Azteca, da Cidade do México, mesmo palco em que o Brasil foi tricampeão mundial em 1970. A cerimônia de abertura da competição internacional será realizada no dia 11 de junho, conforme foi divulgado pela FIFA no último domingo (4).
Em 1970, na Cidade do México, a Seleção derrotou a poderosa Itália de Cera e Mazzola por 4 a 1, com gols de Pelé, Jairzinho, Gérson e do capitão Carlos Alberto. Lá, a Amarelinha levantou a taça da Copa do Mundo pela terceira vez na história.
O palco da abertura, que atualmente tem capacidade para 83 mil espectadores, será o primeiro estádio a receber três edições de Copa do Mundo (1970 e 1986).
Final da Copa do Mundo
Assim como a abertura, a final da Copa do Mundo de 2026 também tem data e local definidos. A decisão do Mundial, que será o primeiro a ter 48 países na disputa, será realizada no MetLife Stadium, em Nova Jersey, no dia 10 de julho.
O palco da grande decisão da Copa do Mundo é a casa do New York Jets e do New York Giants da NFL. O MetLife Stadium, localizado do outro lado do rio Hudson, foi inaugurado em 2010 e tem capacidade para cerca de 82 mil espectadores. O estádio sediou a final da Copa América Centenário, em 2016, quando o Chile foi campeão sobre a Argentina nos pênaltis.
O jogo pelo terceiro lugar será realizado no Hard Rock Stadium, em Miami (Flórida), cidade que teve um recente incentivo ao futebol com a chegada do argentino Lionel Messi ao time local, o Inter Miami, no ano passado.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais