ADEUS AO FUTEBOL

Pentacampeão da Champions League, Gareth Bale anuncia aposentadoria aos 33 anos

Alecsander Heinrick
esportes@hojeemdia.com.br
09/01/2023 às 14:07.
Atualizado em 09/01/2023 às 14:07
Bale sempre deixou claro seu orgulho de ser galês e defender seu país (Divulgação/LAFC)

Bale sempre deixou claro seu orgulho de ser galês e defender seu país (Divulgação/LAFC)

Um dos grandes nomes do futebol na última década, o galês Gareth Bale, anunciou sua aposentadoria do futebol nesta segunda-feira (09). Pelas redes sociais, o atacante de 33 anos fez um anúncio geral e depois um especial ao País de Gales.

“Me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida. O mais alto dos pontos altos em 17 temporadas, que será impossível de replicar, não importa o que o próximo capítulo tenha reservado para mim”, diz um trecho da carta de despedida de Bale.

Bale surgiu no Southampton, da Inglaterra, onde se destacou e foi comprado pelo Tottenham. Por lá, ganhou destaque mundial ao fazer grandes temporadas, chegando a ser eleito o melhor jogador de uma Premier League. Depois do sucesso na Inglaterra, ele se transferiu ao Real Madrid em uma negociação que, na época, era a mais cara da história (101 milhões de euros). O jogador fez parte do famoso trio BBC, ao lado de Benzema e Cristiano Ronaldo, e ganhou cinco Champions League e três ligas nacionais.

Os últimos anos no clube espanhol foram conturbados, com polêmicas extracampo, como a vez em que ele segurou uma bandeira em que dizia: “Gales, golf e Madrid, nesta ordem”, mostrando quais eram as prioridades na sua vida. Seu último ato grandioso com a camisa merengue foi em 2018, ao marcar um lindo gol de bicicleta na final da Champions 17/18. Ele foi emprestado para um retorno ao Tottenham, em 2020, mas sem muito sucesso.

Após o fim de seu contrato com o Real Madrid, na metade de 2022, já se especulava que ele iria se aposentar. No entanto, Bale foi anunciado pelo Los Angeles FC, da MLS, dos Estados Unidos. Pelo time americano, atuou  por 13 partidas, sendo apenas duas como titular, mas foi dele um gol histórico, aos 128 minutos da prorrogação da final da MLS, levando o jogo para os pênaltis, que seriam vencidos pelo LAFC. Na liga, apesar do pouco tempo, o galês teve a camisa mais vendida de 2022.

Despedida do País de Gales

Gareth Bale quase sempre deixou claro que sua prioridade era o seu país. O atacante conseguiu levar Gales de volta a uma Copa do Mundo após 64 anos. Ele marcou o único gol da Seleção no Catar, contra os EUA, na fase de grupos. 

“A sorte de ser galês e ser selecionado para jogar como capitão do País de Gales me deu algo incomparável a qualquer outra coisa que já experimentei. Me sinto honrado e humilde por poder fazer parte da história deste país incrível, por ter sentido o apoio e a paixão da parede vermelha e, juntos, termos visitado lugares inesperados e incríveis”, diz o jogador na sua despedida exclusiva da Seleção.

Por Gales, Bale é o jogador com mais jogos (111) e mais gols (40) na história. Ao todo, o agora ex-jogador, disputou 664 jogos na carreira, marcando 225 gols e vencendo 19 títulos, nenhum deles pelo seu país.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por