
O presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, comentou algumas possibilidades que podem acontecer em 2023 no Campeonato Mineiro, como a melhora dos gramados, VAR em todos os jogos e um estadual de menor tamanho para uma possível volta de um torneio regional.
Adriano Aro revelou que a FMF vai propor aos clubes que a entidade “tome posse” de um estádio sem condições adequadas para jogo por um mês antes do estadual para que possam realizar todas as ações necessárias. Essa ação visa, principalmente, a melhora dos gramados nos estádios do interior, o que é uma reclamação recorrente. Aro também falou sobre a utilização de VAR em todos os jogos da competição:
“Temos três empresas hoje (para implementar o VAR). Duas disseram que é possível sim fazer o VAR nos estádios que temos hoje. A terceira, que tecnicamente é a melhor, ainda está fazendo algumas vistorias. Vamos abrir as informações para os clubes, pode ter dois ou três estádios sem muitas condições, que precisam ser providenciadas as estruturas. A federação pode auxiliar o clube, talvez não 100%, para que o clube possa viabilizar essas estruturas. Ou o clube pode preferir mandar (os jogos) em um outro estádio próprio. 85% dos nossos estádios tem estrutura adequada pro VAR”, disse Aro em entrevista à Rádio Itatiaia.
Outro fato que sempre gera reclamação é o número de datas que o estadual consome. O Mineiro de 2022 utilizou apenas 14 das 17 datas disponíveis, mas a ideia é reduzir esse número ainda mais.
“Tudo é decidido no conselho técnico. Os clubes são soberanos. Mas a Federação gostou muito da final única (realizada em 2022). O que temos ouvido é que há um desejo dos clubes em prol da diminuição do número de datas, e isso passa por uma reformulação do campeonato. Não nos surpreenderia se os clubes apresentassem um modelo diferente. O que tenho ouvido é que muito provavelmente isso ocorrerá”, afirmou o presidente da federação.
Volta da Copa Sul-Minas
A diminuição do número de jogos no Campeonato Mineiro tem um motivo interessante para os clubes: a volta do campeonato regional disputado entre os clubes de Minas, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a chamada “Copa Sul-Minas”.
“Existem conversas nesse sentido desde o término do Mineiro de 2022 e a ideia vem evoluindo. Em Minas, os clubes já insinuaram que querem, já para 2023, aprovar um modelo que comporte o regional”, afirmou Adriano Aro, que completou dizendo que para a competição voltar depende também dos outros clubes e federações, além da CBF: “Há anseio dos clubes, boa vontade das federações e uma sinalização positiva por parte da CBF, mas é preciso ligar todos os pontos para que saia já em 2023”, completou.
O torneio teve três edições no início do século (2000, 2001 e 2002) e era disputado pelas principais equipes dos estados citados, sendo que os dois primeiros tiveram 12 times e o último teve 16. O América venceu o primeiro e o Cruzeiro ganhou os outros dois.
Leia mais