
“Se vier, o título do Brasileiro será o mais especial para mim”. Foi assim que Hulk definiu a possibilidade de ser campeão brasileiro pelo Atlético em 2021. Tetracampeão português, campeão russo e chinês, o camisa 7 ainda não possui um título do Brasileirão no currículo. Na realidade, são poucos os jogadores do elenco do Galo que já levantaram a taça da principal competição de futebol do país. Mais precisamente, apenas seis.
No time comandado por Cuca, três jogadores foram bicampeões brasileiros: Rafael, Guilherme Arana e Tchê Tchê.
O goleiro Rafael conquistou dois títulos pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014. Reserva de Everson no Galo, ele era opção para substituir Fábio no time celeste naquelas duas temporadas.
Já Guilherme Arana e Tchê Tchê focam bicampeões brasileiros enquanto atuavam por clubes paulistas.
Reserva no título do Corinthians em 2015, o lateral-esquerdo foi um dos destaques do time alvinegro em mais uma campanha vitoriosa dois anos depois. Tchê Tchê, por sua vez, ganhou o Brasileirão em 2016 e 2018 pelo Palmeiras.

Tchê Tchê conquistou dois títulos do Brasileirão pelo Palmeiras, em 2016 e 2018
Outros dois jogadores do elenco atual do Galo foram campeões brasileiros pelo Alviverde em 2018: Hyoran e Keno.
Entre os atleticanos donos de títulos do Campeonato Brasileiro, Mariano foi o primeiro a levantar a taça. Em 2010, ele ajudou o Fluminense a conquistar mais um Brasileirão.
Estrangeiros campeões nacionais
O elenco do Galo conta, atualmente, com sete estrangeiros. Nenhum deles foi campeão brasileiro, mas quatro já conquistaram títulos de ligas nacionais em outros países.
O zagueiro Junior Alonso foi bicampeão paraguaio pelo Cerro Porteño, em 2013 e 2015, e campeão argentino pelo Boca Juniors, na temporada 2019/2020.
O atacante Eduardo Vargas também foi campeão de duas ligas nacionais. Vencedor dos torneios chilenos Clausura e Apertura pela Universidad de Chile, em 2011, e campeão mexicano pelo Tigres, em 2017.
Savarino e Zaracho também conquistaram o título da liga nacional em seus países. O atacante foi campeão do Torneo Clausura da Venezuela pelo Zulia em 2016. Já o meia ajudou o Racing a conquistar o Argentino na temporada 2018/19.
Curiosamente, o meia argentino Nacho Fernández conquistou oito títulos pelo River Plate, mas não levou a liga nacional nenhuma vez. Além de uma taça Libertadores e duas da Recopa Sul-Americana, ele ganhou duas Supercopas Argentinas e três Copas Argentinas.
Brasileiros campeões em outros países
Hulk possui seis títulos de ligas nacionais. Além de conquistar o Campeonato Português quatro vezes pelo Porto, ele foi campeão russo pelo Zenit e alcançou um título da Liga Chinesa pelo Shangai SIPG.
Outro multicampeão nacional é o atacante Diego Costa. No currículo, o camisa 19 do Galo possui dois títulos do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madrid e duas conquistas da Premier League pelo Chelsea.
Quem também já venceu uma liga nacional no futebol europeu é o volante Allan. Em 2015, ele foi campeão finlandês pelo Seinäjoen Jalkapallokerho.
Os jogadores do Atlético que foram campeões do Brasileirão:
-
Mariano: campeão pelo Fluminense, em 2010
-
Rafael: bicampeão pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014
-
Guilherme Arana: bicampeão pelo Corinthians, em 2015 e 2017
-
Tchê Tchê: bicampeão pelo Palmeiras, em 2016 e 2018
-
Hyoran: campeão pelo Palmeiras, em 2018
-
Keno: campeão pelo Palmeiras, em 2018