Fora dos Gramados

Uberlândia e NY Cosmos se enfrentaram em 1980 com Pelé em nova função: relações públicas

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
30/12/2022 às 17:22.
Atualizado em 30/12/2022 às 19:58
 (Divulgação)

(Divulgação)

Uberlândia, cidade do Triângulo Mineiro, recebeu no dia 16 de março de 1980 o New York Cosmos para uma partida contra o time da cidade. A torcida não viu o Rei Pelé em campo, já que ele havia se aposentado e exercia a função de relações públicas do Cosmos, clube que defendeu por 111 jogos e pelo qual marcou 65 gols.

Mesmo assim, o ex-jogador esteve no estádio Juca Ribeiro, demolido em 2010, para acompanhar a partida e foi ovacionado pelos uberlandenses. Da tribuna, o Rei viu o time norte-americano - que tinha entre os selecionados nada mais, nada menos que Carlos Alberto Torres e Beckenbauer - sair atrás do placar, com gol de Manoelzinho, para delírio da torcida. E só aos 37 minutos do segundo tempo veio o gol de empate dos pés do italiano Chinaglia, dando números finais ao jogo.

Os anfitriões entraram em campo com a seguinte formação: Feitosa, Zé Carlos, Morais, Zecão e Paulo César; Gil Dante e Paulinho; Luiz Alberto (Manoelzinho), Biga e João Marques. Já o New York Cosmos contou com Birkemeier, Eskandarian, Carlo Alberto Torres, Oscar, Huler (Morais); Beckenbauer, Rick Davis (Leveric), Romerito; Seninha, Chinaglia e Flay.

Ainda conduzidos pelo Rei do Futebol, o Cosmos enfrentou o Fast Club, em Manaus, e o Santos, na Vila Belmiro, também em março daquele ano pelo seu tour no país.

Vale lembrar que além do Santos, o New York Cosmos foi o único clube de futebol em que Pelé jogou profissionalmente. Na última quinta-feira (29), dia da morte do Rei, o time norte-americano prestou homenagens ao maior atleta do século. Pelé, que tratava de um câncer de cólon, descoberto em setembro de 2021, faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos, causada pela doença.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por