Falha em solda causou vazamentos em mineroduto da Anglo American

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
31/03/2018 às 17:44.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:07
 (Divulgação / Defesa Civil / Gilvan de Assis)

(Divulgação / Defesa Civil / Gilvan de Assis)

Os dois vazamentos no mineroduto em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata Mineira, podem ter sido provocados por uma falha na solda de partes da estrutura. Os dois tubos que se romperam são do mesmo lote. A informação foi divulgada neste sábado (31) pela Anglo American.

Esse diagnóstico será confirmado após estudos que estão sendo feitos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para apurar as causas destas trincas. 

O segundo vazamento aconteceu na última quinta-feira (29), menos de 20 dias após o primeiro. Desta vez, cerca de 650 toneladas de polpa de minério, uma mistura de minério e água, foram liberadas e atingiram o Ribeirão Santo Antônio. O abastecimento de água não foi prejudicado porque a captação já estava sendo feita em outro ribeirão.

Logo após o vazamento, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu a licença ambiental do mineroduto.

Nesta sexta-feira (31), a empresa anunciou que dará férias coletivas a funcionários da mina e da planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas. 

Ainda segundo a empresa,  as atividades serão retomadas somente após os 529 quilômetros do mineroduto serem inspecionados, o que deve levar aproximadamente 30 dias. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por