Legado de Ripley

'Aliens Dark Descent' estreia combinando ambientação de 'Aliens: O Resgate' e estilo RTS

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 25/06/2023 às 11:26.
 (Divulgação)

(Divulgação)

Não há dúvidas de que “Alien: O Oitavo Passageiro” é uma obra-prima do terror. Mas não há como negar que o longa-metragem mais legal da franquia criada por Ridley Scott foi “Aliens: O Resgate”. 

E é com base no segundo filme da série que a Focus Entertainment acaba de lançar “Aliens Dark Descent”. Desenvolvido pela Tindalos Interactive, o game coloca o jogador numa aventura que se passa em 2198, quase 20 anos após “Alien 3”.
A trama se passa a bordo do USS Otaco. A nave recebe um pequeno cargueiro, que levava os gosmentos Xenomorfos (que é o nome “científico” dos aliens). Os bichos se alastram e cabe ao jogador a conter a ameaça.

A estética do game é toda fundamentada no segundo filme da trama. Cenários, armas e trajes dos soldados remetem ao clássico dirigido por James Cameron. 

O game adiciona elementos da franquia como a corporação Wayland-Yutani, responsável pela infraestrutura das colônias espaciais, assim como os fuzileiros colônias e até mesmos os sintéticos de roupas laranja e olhos brilhantes que apavoraram os jogadores em “Alien: Isolation”.

Cheio de animações, que ajudam a vender o jogo, o título tem jogabilidade que mescla estratégia em tempo real (RTS) com elementos de RPG. O jogador tem diferentes tarefas e precisa vasculhar as dependências da nave. 

A campanha tem início solitária. O jogador assume o controle de uma oficial da nave. Ela é a primeira a perceber que algo está errado. O gameplay começa com exploração e recolhimento de informações. Nada de sair dando tiro em gosmentos. 

Curiosamente é uma dinâmica semelhante a dos filmes e também de outros games da franquia como “Alien: Isolation”, em que o jogador ou espectador é ambientado na história.

Controlando diferentes personagens de forma simultânea, o game tem gameplay que lembra outro clássico com vilões de outro mundo: “UFO”, lançado na década de 1990. 

A visão isométrica em terceira pessoa não tem o mesmo charme de um game em primeira ou terceira pessoa. No entanto, oferece uma perspectiva detalhada dos cenários e também torna o game mais leve. A edição para PS4 tem apenas 33GB, o que é relativamente pouco para um game atual. 

Com versões para PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One, “Aliens: Dark Descent” é um título interessante e uma obra obrigatória para os fans dessas criaturas de duas bocas e prova que é possível lutar contra Xenomorfos sem o comando de Ellen Ripley.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por