
Um dos games mais icônicos da história foi “Prince of Persia”, game desenhado por Jordan Mechner e publicado pela Broderbund, em 1989, para Apple II. Trata-se de um game genial, que utiliza movimentos programados a partir de gravações e que teve o irmão designer como ator.
Pulos, corridas, lutas, tudo foi filmado e depois resenhado com os vetores que davam forma ao personagem. No entanto, a melhor edição chegou em novembro de 1992, quando o game ganhou versão para Super Nintendo, com produção da Konami.
Com gráficos muito bem elaborados, texturas polidas e áudio aprimorado, era a edição mais caprichada do jogo. Inclusive, tinha visual mais sofisticado que “Prince of Persia II”, que seria lançado só em 1993, para MS-DOS.
A história
Tudo se passa na Pérsia antiga, onde um vizir sequestra a filha do sultão local. Cabe ao jogador (que também tinha uma queda pela moça) fazer o resgate.
Com diversos obstáculos, o jogador deve calcular seus saltos e corridas. Também é preciso ficar atento a lajotas que podem se soltar e fazer com que o jogador caia em armadilhas. Passar por estacas exige passos cautelosos.
Isso sem falar nos duelos de espadas com capangas do vilão e até mesmo esqueletos animados. Se não bastasse o nível elevado de dificuldade, o game ainda tem um fator emocional: a ampulheta.
O jogador tem apenas 120 minutos para completar todos os estágios –desde a masmorra ao alto do palácio do grande vilão. A angústia toma conta do jogador quando ele morre e precisa reiniciar o estágio, sabendo que irá percorrer diversos caminhos e tendo o tempo contra ele.
Quem puder experimentar “Prince of Persia” na edição para Super Nintendo não pode perder a oportunidade. Se não for no veterano da Big N, vale a pena conferir em sites de abandoware ou naqueles que rodam games antigos de forma online.