
Empresa mineira fundada há 35 anos, a Tropeira Alimentos está sob novo comando. Quarto executivo financeiro mais admirado do Brasil na categoria agroindústria, de acordo com o anuário “Análise Executivos”, o belo-horizontino Ricardo Salera assume o cargo mais alto da organização, onde está apenas desde fevereiro do ano passado.
Com a mudança - parte de um movimento estratégico de crescimento no ano em que a companhia celebra o 35º aniversário -, o então presidente, Antônio Braga, passa a compor o conselho administrativo.
Instalada em uma área de 23 mil metros quadrados em Contagem, na Região Metropolitana de BH, a Tropeira coloca no mercado um portfólio composto por 51 itens atualmente. Nos próximos meses a marca será ampliada com o lançamento de três novidades com a chegada do nuggets, o steak e o filezinho tipo sassami.
Com quase 500 colaboradores e capacidade para produzir 50 toneladas de produtos no segmento de carnes e derivados no país, a empresa está entre as mais modernas indústrias alimentícias brasileiras. Para 2026 a previsão é de potencializar os números, com investimentos em infraestrutura e novos equipamentos para aumentar a produtividade e a organização da planta industrial.
Como tudo começou
A trajetória da Tropeira Alimentos começou em 1990, quando quatro irmãos se uniram em torno de um objetivo em comum. Inspirados no patriarca da família, o sr. Antônio “do Lapa”, que era tropeiro e originou esta história, decidiram levar a tradição e os sabores levados à mesa da família aos consumidores.
Vindos de Moeda, interior de Minas, os integrantes da família Braga começaram a vida na capital com uma pequena fábrica de linguiças no quintal de casa. Com o passar dos anos, perceberam a oportunidade de expandir o negócio até conseguir instalar a primeira sede da organização.
Leia também: