
Depois de ser notificada pelo Ministério da Justiça, Procon de São Paulo e do Distrito Federal, a rede McDonald’s retirou do cardápio dois sanduíches da linha ‘Novos McPicanha’.
Nesta quinta-feira (28), a rede admitiu publicamente que o hambúrguer do McPicanha não é feito de picanha, mas sim com molho aromatizado. A informação gerou reclamações de consumidores nas redes sociais.
A empresa ainda divulgou uma peca puclicitária dizendo que o mesmo sanduíche voltará ao cardápio com um nome. Veja aqui.
O caso
No dia 19 de abril o blog ‘Comer com os Olhos’ denunciou irregularidades na publicidade da empresa ao Procon paulista.
A empresa de fast-food justificou que os anúncios “gerou dúvidas”, já que prometiam ao consumidor “uma experiência com o exclusivo molho sabor picanha” e “blend de cortes selecionados”.
O Código de Defesa do Consumidor diz, em seu artigo 37, uma propaganda é considerada enganosa quando "induz em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços".
Confira na íntegra a nota de esclarecimento do Mc’Donalds:
"A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos."
Leia mais:
Prefeitura diz que é 'maldade' decisão das empresas em reduzir viagens de ônibus em BH
Contagem dispensa uso de máscaras em locais fechados a partir deste sábado