Comunicado Oficial

Brasil decreta luto oficial por morte de rainha Elizabeth II

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
08/09/2022 às 17:50.
Atualizado em 08/09/2022 às 17:51
 (Ian Gavan/Poll)

(Ian Gavan/Poll)

O governo brasileiro decretou, nesta quinta-feira (8), luto oficial de três dias por causa da morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O anúncio do falecimento da monarca, aos 96 anos, foi feito pelo Palácio de Buckingham no início da tarde.

Pela legislação, durante o luto oficial a Bandeira Nacional fica hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas. 

Uma das últimas manifestações oficiais da rainha Elizabeth II foi justamente em relação ao Brasil. Ela publicou mensagem de felicitações ao povo brasileiro pela celebração dos 200 anos da Independência. No texto, a rainha disse que se lembrava com carinho da visita que fez ao país em 1968. 

Última mensagem oficial da monarca felicitou bicentenário do Brasil (U.K in Brazil / Instagram / Reprodução)

Última mensagem oficial da monarca felicitou bicentenário do Brasil (U.K in Brazil / Instagram / Reprodução)

Nas redes sociais, outras autoridades brasileiras manifestaram pesar pela morte da monarca britânica, que foi a mais longeva rainha da histórica da Coroa. "Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido", escreveu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 


O presidente da Câmara dos Deputados também emitiu um comunicado. "Ao transmitir nossas condolências ao povo britânico e à sua família real, relembro as históricas ligações entre o Brasil e o Reino Unido, que datam desde os primeiros anos de nossa vida como Nação independente e que se fortaleceram enquanto a Rainha Elizabeth reinou", escreveu o deputado Arthur Lira.

O vice-presidente Hamilton Mourão também foi às redes sociais para se manifestar sobre a morte de Elizabeth II. "Deixa hoje o nosso convívio a Rainha de nossa geração, dos nascidos na década de 1950 que se acostumaram a vê-la como símbolo do próprio Reino Unido. O momento é de homenagem a essa figura ímpar de estadista", postou.

(*) Com Agência Brasil

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por