A nova diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou o início do processo de venda de 16 imóveis do órgão, em seis estados. A primeira etapa é a avaliação do preço de mercado de salas comerciais, uma delas em Belo Horizonte.
Outros imóveis estão localizados em Cruzeiro do Sul, no Acre; São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Manaus, no Amazonas; João Pessoa, na Paraíba; Florianópolis, em Santa Catarina; e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Os 16 imóveis que serão alienados não estão em uso e geram despesas discricionárias de manutenção, como o pagamento de condomínio e IPTU, que custam cerca de R$ 238 mil ao ano para a empresa.
A previsão é que a alienação esteja concluída até meados de 2024. Aa venda dos imóveis deve ser feita pelo sistema de licitação do Banco do Brasil.
O presidente da EBC, Hélio Doyle, propôs ainda que sejam colocados à venda quatro apartamentos funcionais em Brasília, cujo uso estava reservado a diretores da empresa. Os apartamentos, atualmente desocupados, estão localizados na Asa Sul, bairro central da capital.
“Não tem sentido uma empresa pública ter apartamentos funcionais destinados a diretores. É um gasto desnecessário, que precisa ser cortado em benefício da nossa atividade-fim, que é a manutenção das nossas emissoras de rádio e TV e agências. Os recursos da EBC têm que se dirigir principalmente à prestação de serviço público, e não para beneficiar diretores”, afirmou.
*Com Agência Brasil
Leia mais