DESIGN INOVADOR

Estudante da UFMG vence desafio de mobilidade com projeto de veículo para transporte de alimentos

Solução propõe suavizar trajetos de agricultores familiares do campo à cidade; nicho é pouco contemplado por grandes montadoras

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 09/07/2024 às 19:11.
Starling se inspirou na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho (Arquivo pessoal)

Starling se inspirou na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho (Arquivo pessoal)

Um veículo funcional para transportar alimentos do campo para grandes cidades de forma ágil é a proposta de Voronoff Starling, estudante do curso de design da Escola de Arquitetura da UFMG. Com essa ideia para um nicho ainda pouco contemplado por grandes montadoras, ele venceu o Desafio Automotive Business Diversidade. Concurso inédito de inovação estimula  jovens a desenvolver soluções que agreguem valor aos setores automotivo e da mobilidade. A iniciativa é apoiada pela Mercedes-Benz.

O esboço pensado pelo estudante é capaz de percorrer trechos off-road, característico de áreas rurais e pode facilitar o deslocamento de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais para os pontos de distribuição e venda em centros urbanos. "As grandes montadoras não atendem problemas de mobilidade de alguns nichos, como a indústria da alimentação", afirma o estudante.

O projeto integra o trabalho de conclusão de curso (TCC) do jovem, apresentado em dezembro passado e aprovado com nota máxima pela banca examinadora.

Para desenvolver o projeto, Starling conta ter se baseado na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho e também da realidade vivida na infância em uma cidade do interior mineiro.  "Muitos acham que o processo de plantio começa na zona rural – talvez sim, em alguns casos –, mas hoje, com o avanço da tecnologia de plantio, o agricultor precisa ir até a cidade adquirir os insumos para plantar, tais como sementes, adubos e ferramentas", pondera o estudante. 

"Quando vem da cidade, (o produtor) já pode levar os insumos necessários para cada agricultor iniciar ou fazer a manutenção do seu plantio", acrescenta o estudante, que trabalha na área de design da Stellantis, grupo automotivo formado pela união de Fiat Chrysler e a francesa PSA Group.  

De onde veio a inspiração?

 O premiado estudante da UFMG conta que até os 16 anos morou com os pais e o irmão em uma pequena cidade no interior de Minas. Costumava acompanhar o trabalho dos pais, “principalmente da mãe”, que vendia  as iguarias que cozinhava nas feiras da cidade. “Só que ela sempre dependeu do meu pai para realizar esse transporte, o que muitas vezes era um desafio", relembra Starling. "No Brasil chove muito, e as estradas necessitam de bastante manutenção para o transporte fluir durante todo ano. Isso é um problema que, na minha visão, atrapalha também o acesso à educação", pondera.

Depois de alguns levantamentos, Starling percebeu que outros agricultores familiares passavam pela mesma situação ou pior. E decidiu explorar uma nova mobilidade com foco no transporte de mercadorias, visto que os automóveis do mercado precisam ser adaptados para se deslocar no território agrícola, transportar os produtos a frio e a quente e facilitar a chegada aos  pontos de venda. O carro que desenvolveu visa suavizar o trajeto, mas só terá um bom efeito quando for inserido em uma jornada sistêmica. "Precisamos entender quem vai financiar, quem vai produzir e quem vai utilizar no início e no fim do processo", observa o estudante.

Como a renda média mensal dos agricultores familiares é relativamente baixa (R$ 1.415 por domicílio rural, segundo dados do IBGE de 2017), o estudante defende que a mobilidade deve ser financiada parcialmente pelo governo, com uma pequena fração cabendo ao agricultor em modelo de rentabilidade.

(*) com informações de Beatriz Tito Borges, da assessoria da UFMG

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