Indústria de bebidas em Minas é alvo de operação por suspeita de utilização do metanol
Ação conjunta coleta amostras em Poços de Caldas para análise químico-sanitária após surto de intoxicações
A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram nesta sexta-feira (3) uma fiscalização em indústrias de bebidas em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A ação faz parte de uma nova rodada de verificações motivada pela disparada de casos de intoxicação por metanol no país.
Além do territorio mineiro, a operação ocorreu no interior de São Paulo, na região de Campinas, e nas cidades de Chapecó e Joinville, em Santa Catarina.
Durante a fiscalização, agentes da PF e do Mapa coletaram amostras dos produtos produzidos e armazenados na indústria de Poços de Caldas e nos demais endereços. O material será encaminhado a laboratórios para análise químico-sanitária.
A PF informou que as verificações buscam "identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação”. A ação visa proteger o consumidor e garantir a conformidade sanitária da produção de bebidas.
O Brasil registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 11 desses casos já tiveram a detecção laboratorial da presença da substância.