Emergenciais

Ministério da Justiça determina medidas após denúncias de falta de água em show no Rio de Janeiro

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
18/11/2023 às 14:25.
Atualizado em 18/11/2023 às 14:31
 (Drazen Zigic/Freepik)

(Drazen Zigic/Freepik)

Ações imediatas para garantir a disponibilidade de água para os consumidores em shows, em meio à intensa onda de calor que assola o Brasil, foram anunciadas neste sábado (18) pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Na sexta (17), uma jovem morreu após passar mal durante show da cantora da Taylor Swift no Rio de Janeiro. As causas da morte ainda são investigadas. A sensação térmica registrada no local chegou a 60°C.

A medida anunciada pelo MJSP está respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que exige a garantia de serviços seguros e adequados à saúde. O ministro Flávio Dino classificou como inaceitável que pessoas sofram, desmaiem ou até mesmo morram devido à falta de acesso à água em eventos públicos.

"Orientei o secretário nacional do Consumidor do MJSP, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis, ainda neste sábado (18), quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa", afirmou. Ele ainda destacou que essas medidas visam não apenas prevenir problemas imediatos, mas também responsabilizar os envolvidos pelos danos já causados.

A Senacon será responsável por produzir a edição de normas emergenciais e notificações, acerca do acesso à água em shows e em outros espetáculos públicos, além de adotar medidas relativas à responsabilização por situações já ocorridas, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.

* Com informações do Ministério da Justiça

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por