“A rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida”, disse o rei Charles III, em seu primeiro pronunciamento direcionado aos súditos do Reino Unido na tarde desta sexta-feira (9). Emocionado, ele citou três características da mãe, que faleceu aos 96 anos, pacificamente, nessa quinta-feira (8), em Balmoral, na Escócia: “cordialidade, humor e capacidade de ver o melhor nas pessoas”.
O discurso foi transmitido na catedral de St. Paul, em Londres. O rei, de 73 anos, elogiou também a dedicação e devoção de Elizabeth II, que “nunca cedeu em tempos de mudança e progresso, em momentos de alegria e celebração e em momentos de tristeza e perda”.
Charles III disse que seu filho mais velho, William, e a esposa dele, Catherine, receberão os títulos de príncipe e princesa de Gales. Além disso, os dois assumem as funções de duque e duquesa da Cornualha.
O rei falou sobre sua esposa, Camilla Parker Bowles, de 75 anos, com quem está junto há 17 anos e que se torna a rainha consorte. “Sei que ela trará às demandas de seu novo papel a devoção inabalável ao dever no qual confio tanto”.
Ainda no discurso, ele reconheceu que sua vida, agora, mudou bastante. “Não será mais possível dedicar tanto tempo e energia a instituições de caridade e questões pelas quais me importo tão profundamente. Mas sei que esse importante trabalho continuará nas mãos confiáveis de outros”.
Sobre luto após a morte da rainha, Charles expressou sua esperança de que, apesar da tristeza sentida em todo o país e pelo povo da Commonwealth (associação de 56 países independentes e 2,4 bilhões de pessoas), “lembraria e tiraria força da luz de seu exemplo (da Elizabeth II)”.
“E para minha querida mamãe, quando você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente todos esses anos. Que legiões de anjos cantem para o teu descanso”, disse o rei na finalização do discurso.
(*) Com BBC News.
Leia Mais: