
Mineiro de Coqueiral, no Sul do Estado, o engenheiro eletricista David Abu-Gharbil fez novas publicações relatando o drama de pessoas abrigadas em um bunker em Kiev, capital da Ucrânia, nas primeiras horas desta sexta-feira (25). Ele vem mostrando parte da situação vivida junto com outros brasileiros e ucranianos, lidando com o medo de novas explosões em meio ao ataque militar russo sobre o país vizinho.
"Noite difícil, muito tensa. A gente ficava o tempo todo acordado, revezando pra vigiar caso acontecesse alguma coisa. Quando a gente resolveu descansar, caiu uma bomba a cerca de 2 km de nós, que fez a noite virar dia", explicou o brasileiro.
David conta que, nos momentos mais tensos, todos descem para o bunker com água e comida, mas com muito medo. Ele publicou um vídeo em que mostra famílias inteiras, crianças, idosos, e cita também que animais de estimação estão com os donos.
"Os ataques estão sendo esporádicos, em áreas onde há mais unidades do exército, inclusive uma região próxima a Kiev, e nós conseguimos ouvir barulhos de bomba o dia todo", completou.
Sobre a possibilidade de deixar a Ucrânia, o engenheiro disse que a embaixada brasileira disse apenas para as pessoas ficarem em local seguro e buscarem abrigo. "A saída do país é praticamente impossível, com dois caminhos cercados por russos, e outro com direção à Polônia, onde o tráfego está muito intenso, com tudo lotado. Estamos em contato com outros brasileiros, que também estão tentando dar um jeito de ir embora, mas ainda não temos certeza disso", disse.