Conflito

Papa Francisco critica 'brutalidade' russa e elogia povo ucraniano: 'corajosos'

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
14/06/2022 às 12:16.
Atualizado em 14/06/2022 às 12:58
 (AFP)

(AFP)

O papa Francisco criticou a "brutalidade" das tropas russas contra o povo ucraniano, o qual ele se refere como "corajoso". Ao mesmo tempo, o potífice disse que a guerra "pode ter sido provocada."

Em entrevista para a revista italiana 'La Civilta Cattolica', publicada nesta terça-feira (14), Francisco se recusou a "reduzir" o conflito atual a "uma distinção entre bons e maus".

"O que vemos é a brutalidade e a ferocidade com que esta guerra está sendo travada pelas tropas, geralmente mercenárias, utilizadas pelos russos. Os russos preferem enviar chechenos, sírios, mercenários", lamentou Francisco.

O papa ainda elogiou os "corajosos" ucranianos por lutarem pela sobrevivência, mas também disse que a situação não era do tipo preto ou branco e que a guerra era "talvez de alguma forma provocada".

"Também é verdade que os russos pensaram que tudo terminaria em uma semana. Mas eles calcularam mal. Encontraram um povo corajoso, um povo que luta para sobreviver e que tem um histórico de luta", argumentou.

"Isso é o que nos move: ver tamanho heroísmo. Eu realmente gostaria de enfatizar este ponto, o heroísmo do povo ucraniano. O que está diante de nossos olhos é uma situação de guerra mundial, interesses globais, venda de armas e apropriação geopolítica, que é martirizar um povo heróico", afirmou.

*Com agências

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por