Vaticano

Papa Francisco lamenta tragédia em Petrópolis; 136 pessoas morreram e 213 estão desaparecidas

Clara Mariz
@clara_mariz
18/02/2022 às 20:22.
Atualizado em 18/02/2022 às 20:25
 (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Tânia Rêgo / Agência Brasil)

O Papa Francisco lamentou a tragédia que atinge a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, desde a última terça-feira (15). Em um telegrama enviado ao bispo do município, Dom Gregório Paixão Neto, nesta sexta-feira (18), o líder da Igreja Católica transmitiu às famílias das vítimas as suas condolências e a sua participação na dor de todos que estão em luto. 

No texto, o secretário de estado do papa, Pietro Card. Parolin, afirmou que a santidade pediu misericórdia e eterno repouso para os falecidos. “Conforto para os sinistrados aos quais deseja pronto restabelecimento e serenidade e consolação da esperança cristã para todos os atingidos pela dolorosa provação, envia a quantos estão em sofrimento e a quantos procuram aliviá-lo propiciadora bênção apostólica”, finalizou. 

Até o momento, o Corpo de Bombeiros do Rio confirmou que 136 pessoas morreram em decorrência do temporal que atingiu a região no início da semana. Mais de 130 pessoas chegaram a ser dadas como desaparecidas por familiares, mas alguns foram localizados posteriormente em abrigos ou identificados entre os mortos. Nesta noite, 213 ainda estão sendo procurados. 

 (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Buscas

Para auxiliar na obtenção de informações oficiais de pessoas desaparecidas, a Polícia Civil do Rio colocou no ar o Portal dos Desaparecidos, em que é possível consultar fotografias e informações de pessoas desaparecidas em todo o estado do Rio, cujas ocorrências tenham sido registradas em alguma delegacia física ou pela delegacia online.

O governo do Rio de Janeiro afirma ter sido a pior chuva registrada na cidade desde 1932. A Defesa Civil municipal vem atuando para retirar as pessoas de áreas de risco. A orientação é para que os moradores que não tenham a opção de se acolher em casa de familiares em área segura se desloquem para os pontos de apoio. Ao todo, 25 escolas foram designadas pela prefeitura para receber os desabrigados.

 (Reprodução / TV Brasil)

(Reprodução / TV Brasil)

Ajuda

Nessa quinta-feira (17) a prefeitura de Petrópolis anunciou a criação de uma conta bancária para recebimento de doações às vítimas das fortes chuvas que afetam a cidade desde a última terça-feira (15). Para quem quiser colaborar, a conta no Banco do Brasil, é: PMP Petropolis - S O S 2022, agência 0080, conta 96011-X, CNPJ 29.138.344/0001-43. Para fazer um PIX, a chave é o CNPJ.

As doações também são recebidas no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Bingen. Equipes da prefeitura e voluntários estão atuando no local e recebendo itens de higiene pessoal, limpeza, brinquedos, alimentação, colchões, kit dormitório, entre outros. O ginásio fica localizado na Rua Ministro Lúcio Meira, a poucos metros do pórtico do Bingen, na entrada da cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por