Investigação

PF encontra documento que 'anuncia' estado de sítio na sede do partido de Bolsonaro

Papel estaria na sala destinada ao ex-presidente, em Brasília

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/02/2024 às 17:51.
Atualizado em 08/02/2024 às 18:16
 (Reprodução/ Policia Federal)

(Reprodução/ Policia Federal)

A Polícia Federal (PF) encontrou nesta quinta-feira (8), na sede do Partido Lliberal (PL), em Brasília, documento que defende e anuncia a decretação de Estado de Sítio e da garantia da lei e da ordem no Brasil, segundo informou o portal G1 e a GloboNews.  O papel estaria na sala do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta, a PF realizou a “Operação Tempus Veritatis”, que tem como alvo diversos militares que integraram o governo do ex-presidente. Ainda segundo o G1, o papel encontrado na sede do PL não está assinado.

Segundo fontes ouvidas pelo blog da jornalista Natuza Nery, trata-se de uma espécie de discurso, por escrito, que sustenta que a ruptura do Estado Democrático de Direito estaria “dentro das quatro linhas da Constituição”, expressão muito usada por Bolsonaro em atos e discursos públicos quando presidente.

No discurso, é citado Aristoteles, dizendo que a resistência a “leis injustas” é um “princípio do Iluminismo”. O texto é apócrifo - ou seja, sem autenticidade comprovada.

Investigação

Entre os investigados da Operação Tempus Veritatis, estão o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o ex-ministro da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A operação foi deflagrada após o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação do STF.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por