
A Polícia Militar do Amazonas prendeu um homem suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, nesta quarta-feira (8).
Conforme publicou a jornalista Miriam Leitão, o suspeito é conhecido como Amauri e tem um histórico de ameaças a indígenas.
O caso é investigado pelo delegado titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Alex Perez, a Polícia Civil do Amazonas.
Até a noite de terça-feira (7), cinco pessoas foram ouvidas pelas forças policiais, sendo quatro como testemunhas e uma na condição de suspeito.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ainda não confirmou a prisão nem o nome das pessoas ouvidas no caso.
Entenda o caso
As buscas na Amazônia pelo indigenista e pelo jornalista foram retomadas hoje. Os dois desapareceram no domingo (5), quando navegavam pela Terra Indígena Vale Javari.
A reserva, que é a segunda maior do país, é palco de conflitos típicos da região, como tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo ilegal.
Ainda no domingo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) começou as buscas. Sem obter sucesso, na segunda-feira, a organização indígena acionou as autoridades e divulgou nota à imprensa comunicando o desaparecimento dos dois.
Desde então, diversos órgãos federais estão envolvidos na operação para tentar encontrá-los. Agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) participam das buscas, além da Marinha e do Exército.