Conexis Brasil Digital

Ranking revela as cidades brasileiras consideradas 'amigas' do 5G; duas mineiras estão entre as 30

Agência Brasil
Publicado em 08/11/2022 às 14:49.

Ranking divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, reconhece as cidades de Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) como as que mais incentivam a implantação de infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade. Em Minas, Uberlândia aparece em 5º lugar e Montes Claros, em 26º. Belo Horizonte é a segunda pior capital, ganhando apenas de Palmas (TO).

O levantamento, chamado Cidades Amigas do 5G, é estabelecido a partir de critérios como autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; Balcão Único (solicitações que podem ser feitas em um único órgão da prefeitura); processos e documentação claramente definidos; e valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com o custo do processo de licenciamento.

Completam a lista das 10 cidades mais bem preparadas para receber esse tipo de tecnologia os municípios de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Chapecó (SC).

“Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo para a instalação e o custo”, detalhou, em nota, a Conexis Brasil Digital (antigo SindiTelebrasil).

A cidade que ocupou a pior posição no ranking geral foi Palmas (TO), seguida de São José (SC), Jundiaí (SP), São Leopoldo (RS), Santa Maria (RS), Canoas (RS), São Bernardo do Campo (SP), Osasco (SP), Taboão da Serra (SP) e Sete Lagoas (MG).

“Entre os principais problemas encontrados nas que ocupam as últimas posições do ranking estão restrições para a instalação de infraestrutura; exigência de licença ambiental de forma geral, ao invés dos casos previstos em lei; e exigência de vários documentos para a aprovação da instalação de antenas”, informa a Conexis.

O presidente da entidade, Marcos Ferrari, explica que ter uma legislação moderna “é o primeiro passo para a expansão da conectividade”. No entanto, acrescenta, é preciso também que as cidades desburocratizem processos e façam “análises rápidas dos pedidos”.

“Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G”, completou Ferrari.

O levantamento Cidades Amigas do 5G destaca, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, aquelas que oferecem “ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica”.

Veja as 30 cidades brasileiras mais "amigas" do 5G:

  1. Ponta Grossa
  2. Porto Alegre
  3. Curitiba
  4. São José dos Campos
  5. Uberlândia
  6. Acareí
  7. São Paulo
  8. Joinville
  9. João Pessoa
  10. Chapecó
  11. Criciúma
  12. Londrina
  13. Itajaí
  14. Caruaru
  15. Teresina
  16. Angra dos Reis
  17. Campos dos Goytacazes
  18. Recife
  19. Petrópolis
  20. Limeira
  21. Duque de Caxias
  22. Fortaleza
  23. laboatão dos Guararapes
  24. Manaus
  25. Florianópolis
  26. Montes Claros
  27. Castanhal
  28. Ribeirão das Neves
  29. Magé
  30. Marabá

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por