Alerta de Tsunami

Terremoto de grande magnitude é registrado no nordeste do Japão e deixa milhares de casas sem luz

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
16/03/2022 às 17:23.
Atualizado em 16/03/2022 às 17:32

Um forte terremoto atingiu o nordeste do Japão na noite (horário local) desta quarta-feira (16), cortando temporariamente a energia de dois milhões de casas e provocando um alerta de tsunami.

Segundo a emissora estatal britânica BBC, o tremor de magnitude 7,3 atingiu a região de Fukushima, a mesma que, há 11 anos, foi atingida por um terremoto que desencadeou um gigantesco tsunami que destruiu parte da usina nuclear que existe no local.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que, em algumas cidades, o abalo desta quarta foi tão forte que prédios balançaram e postes ficaram sem luz.

O terremoto ocorreu às 23h36 (11h36 de Brasília) e tremores secundários foram sentidos nas cidades de Fukushima, Miyagi e Yamagata, informa a BBC.

A agência meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami de um metro para partes da costa nordeste. A mídia local relatou que ondas de 20 cm foram observadas em algumas áreas.

De acordo com a emissora britânica, empresas de energia calculam que cerca de 700 mil residências em Tóquio e 156 mil no nordeste do país ficaram sem energia imediatamente após o choque sísmico, mas o fornecimento já foi restabelecido para grande parte das famílias.

Várias pessoas se feriram com quedas de objetos em queda e, na cidade de Soma, um homem na casa dos 60 anos morreu. O trem-bala que passa ao norte de Fukushima descarrilhou, de acordo com o operador do sistema ferroviário, relata a BBC.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse em entrevista coletiva que o governo ainda está avaliando a extensão de possíveis danos.

O terremoto desta quarta-feira (16) foi registrado a 57 km da costa de Fukushima, não muito longe do epicentro do abalo  de 11 anos atrás, o mais poderoso da história do país, que matou 18 mil pessoas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por