CUIDADO!

Usuários de TV Box podem ter celular invadido e dados financeiros e fotos roubados, diz Anatel

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/12/2022 às 18:59.
Atualizado em 26/12/2022 às 19:00
 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Usuários de equipamentos TV box irregulares correm o risco de ter seus celulares expostos a ataques de bandidos e podem ter dados e informações roubados, como registros financeiros ou arquivos e fotos, afirma novo estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os estudos foram feitos em complementação aos desenvolvidos em 2021 e tiveram a colaboração de técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

“Constatamos a presença de malware, um software malicioso, capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV box para a captura de dados e informações. Neste ano, além de ampliar a variedade de modelos testados, também avaliamos a existência de outras vulnerabilidades”, diz a Anatel. 

De acordo com a Agência, foram identificadas falhas de segurança no processo de atualização dos aplicativos, permitindo que toda a informação trocada seja capturada e modificada por um atacante mal-intencionado e possibilitando a instalação de aplicativos maliciosos nos dispositivos.

“Também verificamos a possibilidade de o sistema operacional dos aparelhos admitir que terceiros possam ter acesso irrestrito ao dispositivo com privilégios de administrador”, aponta a Anatel. 

Simulação 

Os estudos de 2022 também incluíram uma “prova de conceito” para explorar as vulnerabilidades constatadas. 

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, foi simulado um ambiente de rede típico de uso residencial de um dispositivo TV box, no qual esse aparelho foi conectado ao mesmo roteador utilizado para conectar os demais dispositivos do usuário, como celulares, tablets e computadores. 

“Constatamos que equipamentos conectados na mesma rede do TV box foram invadidos e neles foi realizada a execução remota de aplicativos, ações de captura de tela, visualização e gravação em tempo real da tela do usuário, tudo isso sem que o usuário pudesse perceber”, afirma. 

A Anatel destaca ainda que a comercialização e a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa, além da apreensão dos equipamentos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por