O primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira (10). Segundo a pasta, trata-se de um profissional da área da saúde, de 37 anos, de Natal, no Rio Grande do Norte. Ele teria se infectado pelo coronavírus pela primeira vez em junho e se curou da doença.

O novo resultado positivo para a enfermidade foi atestado em outubro, 116 dias depois do primeiro diagnóstico. “As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, informou o ministério, em nota.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde investiga 15 casos suspeitos de reinfecção pelo vírus. Os estudos são realizados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.

Ao todo, o Estado recebeu 33 notificações de possíveis reinfecções. No entanto, 14 delas foram descartadas e em outras duas faltaram dados que permitissem a análise, principalmente a disponibilidade de amostras de exame RT-PCR.

Leia mais:

Minas investiga 15 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19