Os bares e restaurantes de Belo Horizonte reabrirão nesta sexta-feira (4), das 17h às 22h, com diversas mudanças devido ao combate à Covid-19. Entre elas, estão o uso de cardápio com QR Code, de acrílicos entre as mesas e de dispensers de álcool em gel 70%.

No restaurante Boi Vitório, localizado no Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, a preparação começou com os funcionários do estabelecimento. Segundo a empresa, os colaboradores participaram de um treinamento de biosegurança para o atendimento seguro dos clientes. Eles atuarão usando máscaras e viseiras de proteção.

Entre as regras, estará a higienização do ambiente à medida que cada novo cliente ocupa mesas e cadeiras. A empresa também disponibilizará dois tipos de cardápio: via QR Code e manual, sendo que esse último será esterilizado antes e depois de ser manuseado.

Boi vitório

No Boi Vitório, cliente poderá escolher entre cardápio manual ou com QR Code

O restaurante também precisou mudar o serviço de alimentação: o self-service foi suspenso e a capacidade máxima de ocupação do salão caiu de 240 para 72 pessoas.

No Kanpai, restaurante de culinária oriental, no Cruzeiro, na mesma região, os clientes receberão um kit individual com cartão para realizar pedidos, hashi, guardanapo, envelope de armazenamento das máscaras e sachê de álcool em gel 70%.

"Haverá também acrílico entre as mesas para garantir ainda mais segurança, além de outros procedimentos de praxe: toten de álcool em gel 70% na entrada, a presença de uma recepcionista para aferir a temperatura dos consumidores, garçons com máscaras e visor de acrílico e adesivo no piso determinando o distanciamento ideal para os clientes aguardarem caso haja fila de espera", informou o estabelecimento.

No restaurante GomeZ, em Lourdes, ainda na região Centro-Sul, haverá a aferição diária de temperatura de clientes e funcionários, com o cardápio digital através de CR Code, que permite a escolha do prato através da câmera do celular.

Além disso, consumidores deverão utilizar a máscara na entrada e ao transitar pelo estabelecimento. A casa, que antes da pandemia tinha capacidade máxima para 120 pessoas e agora passa a atender 55, também incentiva a reserva antecipada para que os clientes garantam a mesa e ao mesmo tempo não se formem filas de espera na porta.

Funcionamento

Bares e restaurantes poderão funcionar à noite, com venda de bebida alcóolica, mas sem transmissão de jogos de futebol e apresentações musicais ao vivo

Às sextas, os estabelecimentos funcionarão das 17h às 22h. Já aos sábados e domingos, os restaurantes funcionarão de de 11h às 22h. A venda de bebida alcóolica está permitida.