A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nesse sábado (18) a primeira chamada dos alunos que fizeram a pré-matrícula on-line e o cadastro escolar na rede estadual de ensino. O cadastro deveria ter sido iniciado na segunda-feira passada (13), mas a pasta havia adiado a data por problemas técnicos no sistema.

Para fazer a consulta sobre em qual escola a criança ou adolescente poderá ser matriculado, a pessoa terá de acessar o site matricula.educacao.mg.gov.br com os dados da inscrição do estudante. Para efetivar a inscrição, pais, responsáveis ou alunos com 18 anos ou mais devem comparecer presencialmente na escola indicada entre esta segunda-feira (20) e 27 de janeiro.

A secretaria garante que todos que fizeram a pré-matrícula terão a vaga garantida na rede estadual para o ano letivo que começa em 10 de fevereiro. Caso o aluno não esteja satisfeito com a instituição para qual foi encaminhado, a SEE irá divulgar, em 10 de fevereiro, uma lista com unidades que possuem vagas remanescentes.

Caso o nome do estudante não conste nesta primeira chamada, os pais não devem se desesperar, segundo a secretaria. “Basta aguardar o próximo encaminhamento, que será publicado no dia 2 de fevereiro com todos os estudantes que não foram alocados na primeira lista”, diz a secretaria.

A pasta afirmou ainda que os estudantes foram alocados de acordo com suas opções de preferência, listadas por ele próprio ou seu responsável, no ato da pré-matrícula on-line. O encaminhamento a uma das suas opções respeitou as vagas disponíveis, a distância entre a residência do aluno e a escola, matrículas de irmãos na mesma unidade de ensino e idade do estudante.