Após registrar a temperatura mais alta da história com termômetros chegando aos 38,4°C nesta quarta-feira (7), a chuva resolveu dar um pouco de alívio para os belo-horizontinos no fim da tarde.

A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva na capital até as 23h desta quarta-feira (7). Segundo o órgão, essas precipitações podem chegar a 20 mm e virem acompanhadas de rajadas de vento de até 40 km/h. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na estação Cercadinho, na região Centro-Sul de BH, os ventos chegaram a 91 Km/h, entre 18h e 19h.

No bairro Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, uma ventania provocou uma “chuva de poeira” que assustou os moradores. A força do vento foi tanta que os ciscos levantados do chão bloquearam a visão de quem estava na rua.

Há relatos de chuva também nos bairros Sion, Anchieta e Savassi, na região Centro-Sul; Palmeiras, na região Oeste; Horto, na Leste; e no Barreiro, região mais atingida de BH, de acordo com mapa pluviométrico da Defesa Civil.

Assista:

Veja as recomendações durante a chuva:

- Redobre a sua atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;

- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;

- Atenção especial em áreas de encostas e morros;

- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);

- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);

- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.