Após sofrer com um incêndio no último domingo (5), o Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi reaberto para visitação nesta quinta-feira (9). O espaço ficou fechado nos últimos dias para avaliação dos danos.

De acordo com o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Sérgio Augusto Domingues, o fogo teve início na tarde de domingo em área próxima ao espaço verde, na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, na mesma região.

As chamas se expandiram rapidamente e chegaram até uma encosta da área verde. Elas foram controladas após 12 horas de trabalho. "Queimou mais a parte de cerrado, rupestre, e a gente acredita que a recuperação será até mais rápida por isso", afirmou o gestor.

Mesmo com a situação sob controle, a prefeitura decidiu pelo fechamento do parque nos dias seguintes ao incidente para monitoramento da situação e avaliação da destruição. Um estudo em realização pela FPMZB deve estimar a área total queimada pelo fogo na próxima semana.

O agendamento para visitas está funcionando normalmente, segundo a prefeitura. Localizado na avenida José de Patrocínio Pontes, 580, no bairro Mangabeiras, o equipamento público pode ser visitado de quarta a domingo, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito aqui.

Leia mais:
Incêndio atinge o Parque Serra Verde, próximo à Cidade Administrativa, em BH; veja o vídeo
Polícia prende 21 pessoas por golpes do falso emprego em BH
Gasto mensal de famílias de BH é quase o dobro do salário médio per capita