Após temporal, todas as regiões de BH correm risco de deslizamentos de terra, alerta Defesa Civil

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/10/2021 às 08:06.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:05
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

A tempestade que atingiu Belo Horizonte na noite dessa segunda-feira (18) causou transtorno por conta dos alagamentos e das vias interditadas, além do desabamento de estruturas. Por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico.

De acordo com o órgão, os moradores de todas as regiões da capital devem ficar atentos aos possíveis deslizamentos de terra até esta quarta-feira (20). Das nove regionais de BH, oito estão sob alerta máximo. Somente Venda Nova tem situação moderada.

Veja as recomendações: ⠀⠀⠀ 

  • Coloque calha no telhado da sua casa
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta
  • Não despeje esgoto nos barrancos
  • Não faça queimadas⠀⠀

Sinais de que deslizamentos podem acontecer: ⠀⠀ 

  • Trinca nas paredes
  • Água empoçando no quintal
  • Portas e janelas emperrando
  • Rachaduras no solo
  • Água minando da base do barranco
  • Inclinação de poste ou árvores

Divulgação/Defesa Civil / N/A

Alerta de deslizamento de terra em BH

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (19), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva a qualquer hora, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, além do declínio da temperatura. A mínima foi de 16ºC e a máxima estimada é de 22ºC. A umidade relativa mínima do ar deve permanecer em torno de 80% à tarde.

Emissão de alertas

Os belo-horizontinos podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de casa para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será recebida na sequência. O serviço não tem custo. 
 
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: @defesacivilbh.

22h47 - Em virtude da chuva nas últimas 24h e a tendência de novas chuvas, existe a possibilidade de risco geológico alto em BH até quarta-feira (20). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos.@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/kyWPxdPFM9— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) October 19, 2021

 Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por