Denúncias de assaltos e ocorrências de assédio têm colocado a questão da segurança como um dos maiores desafios para motoristas, usuários e plataformas de aplicativos de transporte. Para conter o avanço da insegurança em Belo Horizonte, uma das líderes do mercado começou a instalar nesta semana câmeras de vigilância em veículos da capital mineira. A novidade, lançada pela 99, garante monitoramento remoto 24 horas por dia. Para isso, a empresa oferece equipamentos com visão noturna e estilo “olho de peixe”, que permite ângulo panorâmico.

A tecnologia tem custo zero para os passageiros. Já os condutores que optarem pelo monitoramento "ao vivo" terão que desembolsar R$ 60 pela instalação da câmera e R$ 9,90, por semana, para manutenção do sistema. "Não haverá acréscimo no valor das corridas feitas pelos condutores com câmeras instaladas", garantiu Thiago Hipólito, diretor de segurança da 99. 

Segundo a empresa, os valores cobrados pela instalação e manutenção são exclusivamente para viabilizar a implementação das câmeras e o trabalho da equipe dedicada ao projeto e não visam o lucro. 

Privacidade

De acordo com a 99, o cliente do app será informado se o carro possui câmera no momento em que a corrida for aceita pelo motorista. Para aqueles que preferirem privacidade, a 99 dá a opção de não embarcar em um veículo monitorado. Se o passageiro não quiser seguir viagem em um carro com câmera, poderá desistir da corrida e solicitar outro motorista.

Motoristas ouvidos pelo Hoje em Dia aprovaram o sistema de segurança, mas lamentaram a cobrança. "É inviável ter mais uma taxa. Se formos pagar para ter as câmeras, parte do lucro vai embora", ponderou um motorista parceiro do app, que preferiu não ter o nome publicado.

O projeto de segurança já está em vigor em São Paulo e, por lá, também é opcional.

botão de segurança do 99
App disponibiliza botão de emergência

Como funciona

As câmeras acopladas aos veículos serão conectadas à central de segurança da empresa, que funcionará exclusivamente para fazer o monitoramento das corridas. As imagens das câmeras serão monitoradas em duas situações. 

Na primeira, quando o motorista acionar um botão integrado ao dispositivo. Já o passageiro poderá emitir o alerta de segurança solicitando a vigilância apertado um botão de emergência já disponível no app.

Quando os alertas forem gerados, a câmera transmitirá as imagens em tempo real. Elas serão mantidas em confidencialidade, segundo a empresa. “O dispositivo aumentará ainda mais o nível de segurança das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz o diretor de segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas", reforçou.

Segurança

De acordo com a 99, o projeto ainda está em fase de expansão e, por isso, o passageiro não tem a opção de requisitar carros com câmera. "Dependerá da adesão de motoristas ao dispositivo", informou a empresa. O motorista que quiser solicitar a instalação da câmera deve se inscrever neste link.

 

Leia mais:
Lei que regulamenta aplicativos de transporte em BH será contestada na Justiça, dizem vereadores
Kalil sanciona regras para apps de transporte em BH, mas deixa idade máxima de carros de fora
Mototaxistas usam apps, pontos de embarque e até agendamento para crescer clandestinamente em BH
App de transporte individual disponibiliza botão de emergência para viagens em BH