Barragem Mina do Pau Branco em Nova Lima tem tubulação rompida e lama invade BR-040; veja vídeo

Clara Mariz
@clara_mariz
08/01/2022 às 10:57.
Atualizado em 10/01/2022 às 02:03
 (Reprodução / Redes Sociais)

(Reprodução / Redes Sociais)

ATUALIZAÇÃO - Matéria atualizada após informação do Corpo de Bombeiros às 11h40

A barragem de minério Mina do Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8). Informações iniciais do Corpo de Bombeiros, davam conta de que a estrutura havia se rompido por completo, mas após as equipes chegarem ao local constataram que um dique de contenção de chuva transbordou, devido a quantidade de água.  

Até o momento, apenas uma pessoa ficou ferida, mas seu estado de saúde não foi informado. O trânsito no local está interditado devido ao volume de lama que invadiu a pista da BR-040.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, o dique não possui nenhum problema estrutural e nenhuma comunidade próxima ao local foi afetada. "Não há nenhuma vítima fatal ou nenhuma comunidade que esteja em risco nesse momento que demande qualquer ação de evacuação", afirmou. 

Conforme a Via-040, concessionária que administra o trecho da BR-040, os dois sentidos da via estão interditados. O congestionamento já chega a 2km em ambos sentidos por volta das 11h. Ainda não há previsão de liberação da pista. 

Confira o momento que a lama invade a pista

A barragem Mina do Pau Branco, em Nova Lima, rompeu na manhã deste sábado (8). De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro unidades estão sendo deslocadas para o local. pic.twitter.com/1UP2mgOZ5Q— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) January 8, 2022

A Vallourec, responsável pela barragem, confirmou o transbordamento e informou, por meio de nota, que o fato ocorreu em um dique. "Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas", diz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por