Os idosos acima de 89 anos que moram em Belo Horizonte serão os próximos a receber a vacina contra a Covid-19. Eles estão incluídos na segunda fase de imunização, contemplada com 57,3 mil doses repassadas ao município. O anúncio foi feito pela prefeitura no fim da tarde desta quinta-feira (4).

Segundo a PBH, para receber a dose é necessário fazer um cadastro no portal da prefeitura, a partir da próxima segunda-feira (8), ou pelo telefone 156, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados, das 7h às 20h, na opção 2. O pedido pode ser feito pela própria pessoa – com 89 anos completos até o dia 28 de fevereiro. 

Após o cadastro, profissionais da saúde vão entrar em contato com o idoso ou o responsável, por telefone, para realizar o agendamento da data da vacinação em domicílio ou em um posto de vacinação.

Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. A mudança da ordem dos grupos a serem vacinados, assim como alguma fragmentação dentro deles, pode ocorrer dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital. 

Até esta quinta-feira (4) o município recebeu 193.820 doses de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 70.391 pessoas receberam a primeira dose, sendo 57.276 da CoronaVac e 13.115 da Astrazeneca. 98 pessoas receberam a segunda dose da vacina feita pelo Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac.