![(Lucas Prates/Hoje em Dia)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.835591.1644171145:1644171145/image.jpg?f=2x1&w=1200)
A prefeitura de Belo Horizonte autorizou a presença de 100% dos estudantes nas salas de aula da capital. A medida será publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (6), e passará a valer em toda a cidade a partir de 18 de outubro.
Entre as alterações citadas pelo executivo municipal, é destacado o fato de que "cada turma passa a ser uma bolha, que deverá manter o distanciamento com os alunos das demais salas". Atualmente, o distanciamento recomendado entre alunos dentro da sala de aula é de 1m. Com padronização de regras, também serão permitidos o uso do ar condicionado, da sala dos professores e a realização de eventos escolares.
A decisão, segundo a PBH, foi baseada na estabilidade dos indicadores epidemiológicos e assistenciais na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de transmissão do vírus está atualmente em 1,03 em BH - o valor representa alerta amarelo na classificação do órgão. A ocupação dos leitos para Covid-19 na UTI e nas enfermarias também foi ressaltada pela prefeitura. Os índices, que estão no nível verde, marcam atualmente 42,4% e 33,3%, respectivamente.
Confira as principais alterações para as escolas, válidas a partir de 18 de outubro em BH:
- Será permitida a ocupação de 100% das turmas presencialmente. Cada turma passa a ser uma bolha, que deverá manter o distanciamento com os alunos das demais salas
- Permissão de uso de ar condicionado, com padronização de regras
- Permissão para uso da sala de professores, respeitando-se as regras de distanciamento de um metro entre as pessoas
- Permissão para realização de eventos escolares, respeitando as regras estabelecidas em protocolos para eventos semelhantes
- Fim da proibição de atividades desportivas de contato e a escovação de dentes
- Liberação dos parquinhos, atualmente restrito às crianças de 3 a 8 anos, para as demais idades
- Fim da obrigatoriedade de quarentena para os livros devolvidos à biblioteca
- Fim da obrigatoriedade de horário fixo por turma para uso do banheiro