O intervalo entre a aplicação da primeira e a da segunda dose da vacina da Pfizer foi reduzido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta segunda-feira (22). A partir desta semana, as pessoas que receberam a primeira injeção há pelo menos 21 dias poderão comparecer aos pontos de imunização para concluir o esquema vacinal.

A mudança segue a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para que os usuários possam tomar a segunda dose, é preciso levar o cartão de vacinação, documento de identidade e CPF. Os adolescentes de 12 a 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais.

Com as modificações no calendário de imunização, a aplicação da segunda dose foi antecipada (veja o calendário no final da matéria) para adolescentes de algumas faixas etárias. Os jovens de até 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais.

Terceira dose

A dose de reforço será aplicada em profissionais de saúde com mais de 18 anos nesta terça-feira (23) e na sexta-feira (26). É necessário levar o cartão de vacinação, identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador de estabelecimentos de saúde em BH.

Na quinta-feira (25), haverá repescagem de segunda dose para pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer. Na outra quinta (2), será dada uma nova chance aos grupos vacinados com esse imunizante que precisam receber a segunda dose ou a dose de reforço.

Além disso, a PBH está convocando idosos de 63 anos para tomar o reforço da proteção na sexta-feira (3) da semana que vem. Para receber a terceira dose é necessário um intervalo de cinco meses em relação à segunda.

 
Confira o cronograma atualizado para os próximos dias:
 
Terça-feira (23): dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos
Quarta-feira (24): segunda dose para adolescentes de 17 anos 
Quinta-feira (25): segunda dose para adolescentes de 16 anos; repescagem de segunda dose para pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer
Sexta-feira (26): segunda dose para adolescentes de 15 anos; dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos
Sábado (27): não haverá vacinação 
Segunda-feira (29): segunda dose para jovens de 14 anos
Terça-feira (30): segunda dose para jovens de 13 anos
Quarta-feira (1º): segunda dose para adolescentes de 12 anos
Quinta-feira (2): repescagem para grupos e faixas etárias que foram vacinados com Pfizer e ainda precisam da aplicação da segunda dose ou dose de reforço
Sexta-feira (3): dose de reforço para idosos de 63 anos

Leia mais:

Minas confirma um óbito e 105 casos de Covid em 24 horas
Hemominas prepara programação especial para Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue