Ventos fortes e pancadas de chuva, como ocorreram na noite de quarta-feira (14), podem voltar a atingir Belo Horizonte até sexta-feira (16). Para o fim de semana, a previsão também é de precipitações, mas com menor intensidade. O prognóstico é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O meteorologista Claudemir Félix explica que a capital está na transição para a época chuvosa - que oficialmente começa em novembro, por isso a alteração no clima da cidade. "Neste período de mudança do tempo seco para o chuvoso é normal ocorrerem pancadas de chuva e rajadas de vento. As nuvens que formam os temporais são características do período", detalhou.

Ontem, os ventos chegaram a 98 km/h na estação Cercadinho, na região Centro-Sul da cidade. Para esta quinta-feira (15), a previsão é de chuva acentuada à tarde. "As pancadas vão vir com rajadas de vento", disse o meteorologista. O calor durante o dia permanece, com termômetros podendo chegar a 34ºC.

Na sexta, a temperatura deve variar entre 20ºC e 29ºC, também com grandes chances de precipitações e ventos, principalmente à tarde e à noite. "No fim de semana continua nublado com pancadas de chuva, mas diminui a condição de chuva forte", disse Claudemir.

No sábado (17) e domingo (18), a mínima deve ser de 15ºC e a máxima não deve ultrapassar os 23ºC.

Estragos

O temporal e ventania que atingiram BH na quarta-feira pegaram os moradores de surpresa. Por causa dos fenômenos, houve registro de quedas de árvores, alagamentos e desmoronamento. Milhares de moradores tiveram o fornecimento de energia interrompido e consumidores Venda Nova e Pampulha continuam sem luz. A Cemig informou que, até o fim do dia, o abastecimento deve ser normalizado.

Segundo a Defesa Civil, os volumes de chuva mais intensos foram registrados nas regiões do Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha. Nas regiões Centro-Sul e Leste choveu de forma moderada.  Apesar dos transtornos, não há relatos de feridos.

Leia mais:
Temporal e ventos de 100 km/h provocam falta de luz, alagamentos e desabamentos na Grande BH
Temporal com granizo provoca queda de paredes, alagamentos e falta de energia na capital e Contagem