Apesar de ligeira estiagem nesta semana e das temperaturas mais altas, a previsão é de muita chuva durante todo o feriadão de Carnaval em Belo Horizonte e região metropolitana já a partir deste sábado (22). Além disso, os termômetros devem registrar queda, não passando dos 25°C. 

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Geoclima Soluções Ambientais, as precipitações devem ser fortes, com volume de 30 a 50 milímetros (mm), perdendo intensidade só a partir de quarta-feira (26). O motivo é a chegada de uma frente fria na região Sudeste, que incide sobre Minas nesta sexta-feira (21). 

Não somente a capital, mas a maior parte do Estado deve ter chuvas fortes durante a folia. Não há previsão de precipitações na região Norte e Vale do Jequitinhonha, exceto Diamantina. 

E quem vai viajar para a praia no feriado também deve ficar atento. A previsão é de chuvas nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia. Mas como a frente fria chega primeiro a São Paulo, é possível que as precipitações cessem antes do fim do Carnaval por ali. Ainda em Minas, grandes volumes devem atingir cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes. 

Com o tempo predominantemente nublado e chuvoso na festa de BH, os foliões devem ficar atentos aos alertas da Defesa Civil, principalmente em relação às áreas sujeitas a deslizamentos, inundações e enchentes.  

Leia mais:

Por causa das chuvas, pré-Carnaval de Viçosa é cancelado
Sol ou chuva no Carnaval de BH? Previsão aponta como ficará o tempo na cidade
#Carnaval2020: veja estimativas de público de cada bloco em BH e fuja da muvuca
BH vai levar até quatro meses para reconstruir 1.500 pontos devastados pela chuva