A chuva ininterrupta que cai em Belo Horizonte e região metropolitana desde essa quinta-feira (23) estabeleceu um novo recorde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 24 horas, ou seja, de 9h de quinta até as 9h desta sexta (24), o índice pluviométrico foi de 171,8 mm. 

Segundo o meteorologista Cleber Souza, do Inmet, não chove tanto em BH desde fevereiro de 1978, quando foi registrado um volume de 164,2 mm em 24 horas. A previsão é de que essa chuva contínua, que ocorre desde quarta-feira (22), permaneça pelo menos até este sábado (24). 

Diferentemente do que foi falado sobre esta sexta-feira (24), a previsão não é necessariamente de uma "tempestade severa", como a que aconteceu no último domingo (19), e, sim, de precipitações constantes. 

A diferença é que, enquanto o temporal durou apenas cerca de uma hora, o suficiente para causar diversos estragos, a chuva fina que não cessa mantém constantemente o solo encharcado, causando risco de deslizamentos de terra, desmoronamento de encostas e desbarrancamentos. 

Leia mais 

Mais água: Defesa Civil atualiza previsão e deve chover pelo menos 44% a mais nas próximas horas
Cratera se abre e casa desaba em Contagem durante chuvas; veja vídeo
Chuva já provoca alagamentos e transtornos em BH nesta sexta; Cristiano Machado foi fechada