Cidades mineiras devem receber no ínicio desta semana medicamentos para kit intubação

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
02/05/2021 às 11:57.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:49
 (Fábio Marchetto/Imprensa MG)

(Fábio Marchetto/Imprensa MG)

O Governo de Minas deve começa a distribuir, no início desta semana, mais uma remessa de medicamentos do kit intubação recebida nesse sábado (1°) para atender hospitais que se encontram em níveis de alerta para o enfrentamento da pandemia.

Segunda a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) são 220 mil ampolas de fentanil - fármaco essencial para a sedação dos pacientes e há previsão da chega de outras 10 mil ampolas de atracúrio. A pasta informou ainda que os sedativos serão disponibilizados para as unidades hospitalares no ínicio desta semana.

Pelo menos 147 cidades mineiras informaram risco iminente de falta de sedativos, https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/pelo-menos-147-cidades-de-minas-t%C3%AAm-risco-de-falta-de-medicamento-do-kit-intuba%C3%A7%C3%A3o-aponta-pesquisa-1.834324 sobre os desafios enfrentados no combate à pandemia da Covid-19, realizada em 23 de abril. 

Esses insumos são essenciais para pacientes infectados com o novo coronavírus e que precisam ser intubados. Sem eles, o doente pode acordar e não suportar o procedimento invasivo de respiração artificial. Há registros de pessoas no país que, após o fim do efeito dos sedativos, precisam ser amarradas às macas para continuarem o tratamento.

A SES-MG, juntamente com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos estoques dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre o quantitativo de estoques de medicamentos e insumos disponíveis.

Kit intubação

O chamado kit intubação é o conjunto de medicações utilizado em um paciente que irá passar pela intubação, procedimento no qual é colocado um tubo na traqueia que fica acoplado a um ventilador pulmonar. O aparelho, muito utilizado em pacientes internados com covid-19, administra a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controla a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio.

Eles são classificados em hipnóticos, que fazem com que o paciente durma; analgésicos, que evitam dores e desconfortos provocados pelo tubo na garganta e bloqueadores neuromusculares, que paralisam a musculatura da pessoa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por