Artistas residentes na subdivisão P4 da regional Pampulha poderão se inscrever até 25 de agosto para o Cria Periferia - das Ruas para a Web, oficina gratuita que tem o objetivo de fornecer conhecimento para produção audiovisual on-line a artistas periféricos, de modo a impulsionar a divulgação e comercialização de arte em meio digital. 

Para se candidatar, é necessário ser maior de 18 anos e residir em um desses bairros: Alípio de Melo, Confisco, Conjunto Celso Machado, Inconfidência, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim São José, Manacás, Santa Terezinha, Serrano, Urca, Vila Antena Montanhês, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José e Vila Santo Antônio Barroquinha. 

N/A

Objetivo é fornecer conhecimento para produção audiovisual online a artistas periféricos

Artistas de áreas de atuação tais como música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, grafite, cerâmica, gravura, artesanato, literatura, fotografia, cinema e arte digital podem fazer o cadastro por esse formulário

É necessário o envio de uma foto pessoal, comprovante de residência, portfólio ou um vídeo de até dois minutos de duração que demonstre sua atuação.

 lista de selecionados será divulgada pelas redes sociais do projeto até 30 de agosto e comunicados via telefone ou e-mail. As aulas terão início em 7 de setembro.

Em caso de dúvidas e para obter mais informações, os candidatos podem enviar um e-mail para criaperiferia@gmail.com.

O curso

O curso será dividido em dez encontros distribuídos em cinco módulos. Os artistas terão aulas de setembro a outubro, às terças e quintas, das 19h às 21h, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet.

Durante a oficina, os selecionados aprenderão como produzir um roteiro de gravação; principais noções de direção de fotografia tais como iluminação, planos e ângulos, movimentos de câmera e temperatura de cor; como capturar áudio com qualidade e como fazer bom uso da trilha sonora; como editar seus próprios vídeos e como divulgá-los de forma profissional. 

Os alunos também terão acesso a um grupo de WhatsApp para trocarem experiências e sanarem as dúvidas sobre o conteúdo ministrado.

Sobre o projeto 

O projeto Cria Periferia - das Ruas para a Web surgiu para empoderar artistas periféricos que há mais de um ano convivem com a não realização ou intensa redução de suas atividades artístico-culturais, já que para  preservar a vida e a saúde das pessoas, muitos eventos não foram realizados.

Ao mesmo tempo em que as pessoas se isolaram, a vida on-line ganhou força, em especial, conteúdos em vídeo. Essa nova realidade se apresenta como uma oportunidade para que artistas da periferia possam acompanhar o avanço das manifestações artísticas em meio digital e crescerem economicamente.

Leia mais:
PBH abre duas mil vagas para atividades gratuitas na escola Livre de Artes na Arena da Cultura
Empresa de tecnologia Totvs abre inscrição para 125 vagas de estágio em nove estados