A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou, nesse sábado (13), que iniciou negociações para a compra de 1,3 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19. Segundo a administração municipal, a intenção foi formalizada junto ao Consulado da Rússia na sexta (12).

Na Grande BH, Betim e a capital mineira também já manifestaram interesse em adquirir unidades do imunizante. Os municípios querem receber 1,2 milhão e 4 milhões de doses, respectivamente. Em Contagem, a expectativa é imunizar toda a população, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de cerca de 669 mil pessoas.

Ainda em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem adquirir imunizantes individualmente caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, apresente falhas. O presidente Jair Bolsonaro também sancionou uma lei que facilita a compra de vacinas contra o coronavírus.

Na quinta-feira (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou resolução que regulamenta a autorização excepcional e temporária para a importação por estados, municípios e o Distrito Federal de medicamentos e vacinas contra o coronavírus que ainda não possuam registro no Brasil. No entanto, esses fármacos já precisam estar autorizados em outros países para serem aplicados em território brasileiro. A Sputnik V ainda não conta com aval da Anvisa.

Eficiência

O imunizante russo tem eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares de uma análise publicada recentemente pela revista científica The Lancet. Conforme informações de agências internacionais de notícias, os resultados são provenientes da terceira e última fase dos testes clínicos, que incluiu dados de 19.866 voluntários. Desses, 14.964 receberam doses do imunizante e 4.902 um placebo. A vacina é aplicada em duas doses, sendo a segunda após 21 dias da primeira.

Leia mais

Kalil: BH vai comprar 4 milhões de doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19
Betim anuncia compra de 1,2 milhão de doses de vacina russa Sputnik