A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 voltou a subir nesta sexta-feira (7), em Belo Horizonte. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura da capital aponta que 72.2% das vagas estão ocupadas. Com o aumento, o índice de monitoramento retornou para o nível vermelho de alerta. No levantamento dessa quinta (6), a taxa estava em 67,1%.
Já o índice RT, que mede a taxa de transmissão da doença, apresentou queda nas últimas 24 horas. Ele passou de 1,15 para 1,14. O índice atual aponta que a cada 100 infectados pelo coronavírus, outras 114 pessoas podem ser contaminadas. O ideal é que esse valor esteja abaixo de um.
O boletim desta sexta também traz informações sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid, que caiu de 68,1% para 63,4% em 24h. O índice de ocupação dos leitos da capital leva em conta a disponibilidade na Rede SUS e na Rede Suplementar de Saúde.
Até esta sexta (7), BH já registrou 297.726 casos confirmados de coronavírus, sendo 2.460 em investigação e 7.106 mortes em decorrência da doença.
Vacinação
O boletim da PBH afirma ainda que até 93% da população acima de 12 anos já completou o esquema vacinal (duas doses da vacina ou dose única). Ao todo, 2.149.128 pessoas já tomaram a primeira dose e 562.036 receberam a de reforço.
Na última segunda (3), a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis e da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações prorrogou a validade do lote do imunizante da biofarmacêutica americana Pfizer.
Os lotes que com validade para dezembro de 2021 foram prorrogados para 31 de março deste ano.
Doença avança na capital mineira