
Uma campanha da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está arrecadando brinquedos, calçados, produtos de higiene e alimentos para as crianças e familiares dos sobreviventes do incêndio na Creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte do Estado.
A tragédia no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente ocorreu em outubro de 2017 e deixou dez crianças e três professoras mortas, além do criminoso, o vigia que ateou fogo no local.
Esta é a quarta campanha organizada pela defensoria, que fará a entrega simbólica das doações ao representante da Associação das Vítimas da Tragédia em Janaúba (AVTJana) em 5 de outubro, data que marca o terceiro ano da tragédia. E até o dia 12 de outubro as doações serão distribuídas para as famílias atingidas pelo incêndio.
Onde doar
As doações poderão ser entregues até 4 de outubro na sede das Defensorias Públicas em Belo Horizonte, que fica na rua dos Guajajaras 1.707, no Barro Preto; em Janaúba, na rua Américo Soares, 567, bairro São Gonçalo; e em Montes Claros, na avenida Doutor João Luiz de Almeida 454, na Vila Guilhermina.
Atuação da DPMG
A Defensoria Pública de Minas tem acompanhado e trabalhado em defesa dos atingidos e famílias, atuando em três eixos: apuração do episódio; acompanhamento e destinação das doações; e acompanhamento do atendimento médico e psicológico às vítimas e familiares.
Além da permanente atuação extrajudicial, a DPMG tem ajuizado ações individuais e coletivas para indenizações às vítimas e familiares do incêndio, entre elas a ação civil pública interposta contra o município de Janaúba para indenização das vítimas e ações na área de saúde.