
Um dia após a avenida Vilarinho ser fechada pela segunda vez em menos de 30 dias, nesta terça-feira (19) foi a vez da Defesa Civil de Belo Horizonte interditar a avenida Tereza Cristina. A via também chegou a ser fechada no dia 1º de novembro por risco de transbordamento, quando as pistas de Venda Nova também foram interditadas pela 1ª vez.
O fechamento de avenida conta ainda com uma parceria com o aplicativo Waze, que atualiza o GPS dos motoristas em tempo real com a proibição do tráfego. A interdição aconteceu por volta das 14h50 e, às 15h30, a situação foi normalizada e o tráfego liberado na avenida.

Imediatamente após o fechamento, aplicativo Waze passa a avisar os motoristas sobre a interdição
Há risco de transbordamento do ribeirão Arrudas e, por isso, segundo o órgão, é necessário evitar o tráfego pela Tereza Cristina entre o cruzamento com a avenida Presidente Castelo Branco e o Anel Rodoviário.
Além disso, o córrego Ferrugem também está sob risco de vazar. Com isso, a Defesa Civil orienta a população a evitar transitar nas avenidas Palestina, Canal, Sideral e Tereza Cristina (altura do bairro Vila São Paulo-Contagem).
O primeiro acionamento do protocolo de fechamento aconteceu no dia 1º de novembro, quando um temporal também atingiu a capital mineira. Na ocasião, a avenida Tereza Cristina também foi fechada pela Defesa Civil, mas, felizmente, em nenhum dos dois casos houve alagamento.
Confira vídeo que mostra como o nível da água subiu no encontro do córrego Ferrugem com o ribeirão Arrudas nesta terça-feira:
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) 19 de novembro de 2019Nível da água subiu no córrego Ferrugem e no ribeirão Arrudas com as chuvas desta terça-feira (19), mas, felizmente, não houve transbordamento. pic.twitter.com/FOhP2Vp7Xb
Recomendações
Diante do temporal, a Defesa Civil de BH aproveita para dar algumas dicas para a população evitar acidentes:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.⠀
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
⠀
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
⠀
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.⠀
Leia mais:
Com 11 mortos só nas rodovias estaduais, Minas chega a 33 vítimas fatais no feriadão
Defesa Civil de BH emite alerta para chuva forte e risco de granizo
Após três dias dentro de cratera no Santa Mônica, carro será removido pela PBH
Confira os alertas: